sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

FILIPE V (221 - 179 a.C.) - PARTE III

Até ao final de 205 a.C., Rodes foi significativamente enfraquecida por esses ataques, e Filipe viu a sua chance de ir adiante com a segunda parte de seu plano: um confronto militar direto. Ele convenceu as cidades de Hierapitna e Olous e outras cidades do leste de Creta a declarar guerra contra Rodes cuja resposta inicial foi pedir a República Romana que os ajudasse contra Filipe. Os romanos, no entanto, tinham receio de se envolverem em outra guerra já que ainda enfrentavam Cartago na Segunda Guerra Púnica (218 -202 a.C.) . O Senado romano não conseguiu persuadir os romanos a entrarem na guerra, mesmo depois de Pérgamo, Cízico e Bizâncio se juntarem à guerra ao lado Rodes.
Moeda de Filipe V com a efígie do herói grego Perseu
Filipe provocou mais ainda a Rodes pela captura e arrasamento das cidades de Cio e Mirleia, cidades gregas na costa do Mar de Mármara. Filipe entregou então essas cidades para o seu cunhado Prusias I, rei da Bitínia, que as reconstruiu e renomeou como Prusa e Apameia. Em troca destas cidades Prusias prometeu que iria continuar expandindo seu reino tomando os territórios de Pérgamo, com cujo reino Prusas havia terminado uma guerra recentemente. Porém, a apreensão dessas cidades também enfureceu os novos aliados de Filipe, os etólios, já que ambas eram membros da Liga Etólia. A aliança entre a Etólia e a Macedônia era praticamente firmada pelo medo que os etólios tinham de Filipe, e este incidente agravou a já tênue relação. Filipe, no entanto, não arrefeceu, e em seguida atacou e conquistou as cidades de Lisimáquia e Calcedônia, que também eram membros da Liga Etólia , forçando os etólios a romper sua aliança com a Macedônia.
Moeda com as efígies de Filipe V e da deusa Atena
No caminho para casa, a frota de Filipe parou na ilha de Tasos ao largo da costa da Trácia. Metrodoro, general de Filipe, foi a capital homônima da ilha para encontrar os emissários da cidade. Os embaixadores disseram que iriam entregar a cidade para os macedônios sobre as condições de que eles não tivessem que estar sob uma guarnição militar, que não tivessem que pagar tributo ou contribuir com soldados para o exército macedônico e que eles continuassem a usar as suas próprias leis. Metrodoro respondeu que o rei aceitava as condições e os tasianos abriram suas portas para os macedônios. Uma vez dentro dos muros, no entanto, Filipe ordenou a seus soldados a escravizar a todos os cidadãos, que foram depois vendidos para longe, e permitiu que saqueassem a cidade.

Aliança com o Império Selêucida
Filipe concluiu um tratado com Antíoco III, o Grande, rei do Império Selêucida, esperando dividir as terras sob domínio egípcio do jovem faraó Ptolomeu V. Filipe concordou em ajudar Antíoco conquistar o Egito e Chipre, enquanto Antíoco prometeu ajudar Filipe assumir o controle de Cirene, das Cíclades e da Jônia. Com este tratado, o exército de Filipe atacou os territórios de Ptolomeu na Trácia. Em seguida, a frota macedônica dirigiu-se para o sul e tomou a ilha de Samos, que estava sob domínio de Ptolomeu V, capturando a frota egípcia ali estacionada. A frota, em seguida, virou-se para o norte e cercou a ilha de Quios. Filipe estava planejando usar as ilhas do norte do mar Egeu como trampolins para chegar a Rodes. O cerco não estava indo bem para Filipe, pois as frotas combinadas de Pérgamo, Rodes e seus novos aliados, Cízico e Bizâncio, bloquearam com sucesso a sua frota. Filipe, não vendo outra opção, decidiu arriscar uma batalha contra os aliados.
Tetradrachm Ptolemy V.jpg
Antíoco III Megas e Ptolomeu V Epífanes

A Batalha de Quios (201 a.C.)
A frota macedônica (cerca de 200 navios) superava a dos aliados em duas embarcações contra uma. A batalha começou com Átalo de Pérgamo avançando contra a ala direita da Macedônia, ao passo que os demais aliados atacaram o flanco esquerdo sob comando do almirante Teofilisco de Rodes: a nave-insígnia de Filipe foi tomada, seu almirante, Demócrates, foi morto. Mesmo ferido gravemente, Teofilisco conseguiu derrotar os soldados macedônicos que tentavam abordar sua embarcação. No flanco comandado por Átalo, um de seus navios foi afundado pelo inimigo, que se aproximava dele. Ele navegou para resgatar dois quadrirremes e seu navio-insígnia. Filipe, no entanto, cujo navio ainda não tinha sido envolvido no combate, rumou para atacar Átalo. Esse, vendo Filipe se aproximando, fugiu apavorado e foi obrigado a encalhar seus navios. Após o desembarque, ele espalhou várias moedas, vestimentas em púrpura e outros artigos esplêndidos sobre o convés do seu barco e fugiu para a cidade de Eritreia. Quando os macedônios chegaram na praia, eles se detiveram para recolher o espólio deixado pelo rei de Pérgamo.
Ilustração de uma batalha naval na Antiguidade
 Filipe, pensando que Átalo perecera na perseguição, começou a rebocar a nave-insígnia pergamena. Porém, o restante da frota aliada conseguiu derrotar a frota macedônica que teve que se retirar. A batalha de Quíos foi uma das mais custosas para Filipe, com 92 navios destruídos e 7 capturados além das pesadas baixas entre seus homens. A derrota da Macedônia enfraqueceu efetivamente sua frota e salvou as ilhas do mar Egeu de mais uma invasão de grande porte. Porém, após a batalha, quando os rodianos deixavam Quíos, o almirante Teofilisco morreu devido aos ferimentos em combate e Cleoneu assumiu o seu lugar. Quando a frota de Rodes estava velejando no estreito entre Lade e Mileto na costa da Ásia Menor, a frota de Filipe deu sua última investida e obrigou a frota rodiana a recuar para Rodes. Os habitantes de Mileto ficaram tão impressionados com essa pequena vitória macedônica que enviaram a Filipe e a Heracleides, um dos seus conselheiros, as guirlandas da vitória quando entraram no território de Mileto.


A Campanha de Filipe na Ásia Menor
Estando na Ásia Menor, Filipe investe contra o reino de Pérgamo, governado pelo rei Átalo I Sóter que já lutara contra o rei macedônico na primeira guerra romano-macedônica. Antes de partir para a batalha de Quios, Átalo tinha reforçado as muralhas da cidade de sua capital contra uma possível agressão. Quando Filipe chegou à cidade com o seu exército, verificou que Pérgamo estava muito bem defendida e fez pequenas investidas como destruir alguns templos, incluindo o templo de Afrodite e o santuário de Atena Nicéfora. Depois, os macedônios investiram contra as cidades de Tiatira e Tebe, mas o saque foi menos frutífero do que o previsto. Em Tebe, Filipe exigiu mantimento do governador selêucida da região, Zeuxis, de acordo com a aliança entre a Macedônia e o reino selêucida de Antíoco III. Mas Zeuxis não lhe forneceu toda a ajuda necessária, provavelmente, temendo as conseqüências da beligerância de Filipe na Ásia.
O reino de Pérgamo e reinos adjacentes
O rei macedônio, decepcionado com os despojos da região da Mísia, prosseguiu para o sul e saqueou as cidades da Cária. Ele investiu contra Prinasso, que a princípio resistiu bravamente no inicio, mas quando Filipe montou sua artilharia e enviou um emissário à cidade com a proposta de que ou os habitantes da cidade a deixassem sem ferimentos ou todos seriam mortos. Os cidadãos decidiram abandonar a cidade. Nesta fase da campanha, o exército de Filipe foi ficando sem comida e então ele tomou a cidade de Miunte e deu-a aos magnésios em troca de suprimentos. Visto que os magnésios não tinham grãos, Filipe aceitou figos para alimentar todo o seu exército. Continuando sua marcha bélica, Filipe conquistou as cidades de Iaso, Bargília, Euromo e Pedasa e ainda cercou e capturou a cidade de Peréia, que estava sob o controle de Rodes.
Ruínas de Bargília
Enquanto a frota de Filipe invernava em Bargília, as frotas pergamena e rodiana bloquearam o porto da cidade. A situação dos macedônios tornou-se tão grave que eles estavam a ponto de se render. Filipe, no entanto, enviou um desertor egípcio a Átalo e aos rodianos para dizer que ele estava se preparando para atacar os aliados no dia seguinte. Ao ouvir a notícia, Átalo e os homens de Rodes começaram a preparar a frota para o ataque vindouro. Enquanto os aliados faziam seus preparativos, Filipe escapou durante a noite com sua frota, deixando inúmeras fogueiras queimando para dar a aparência que ele permanecia em seu acampamento.

Ataque a Atenas
Enquanto Filipe empreendia esta campanha, seus aliados da Acarnânia se envolveram em uma guerra contra Atenas após os atenienses assassinaram dois atletas acarnanianos. Os acarnanianos se queixaram ao rei macedônico sobre este incidente e Filipe V enviou uma força sob o comando de seu general Nicanor, o Elefante, para auxiliá-los em seu ataque à Ática. Os macedônios e dos seus aliados saquearam a Ática antes de atacar Atenas. Os invasores chegaram até a Academia de Atenas, quando os embaixadores romanos na cidade exortaram aos macedônios que recuassem ou enfrentariam uma guerra com Roma. Frota de Filipe tinha acabado de escapar do bloqueio conjunto de Pérgamo e Rodes, quando o rei ordenou que a frota se dirigisse para Atenas.O esquadrão macedônico navegou para o porto ateniense em Pireu e capturou quatro navios atenienses. Quando da retirada da frota macedônica, a frota de Rodes e Pérgamo, acabaram por seguir os navios Filipe através do mar Egeu e por fim alcançaram a base aliada em Egina a partir de onde atacaram os macedônios. Os aliados derrotaram a frota macedônica e retomaram os navios atenienses devolvendo-os a Atenas.
Moeda cunhada sob o governo de Filipe V
Os atenienses ficaram tão satisfeitos com o resgate que substituíram as recentemente abolidas tribos Demetríade e Antigônide, tribos pró-Macedônia, pela tribo Atálida em honra de Átalo. Tribo aqui são as philai, divisões administrativas ou distritos da antiga Ática. Átalo e os rodianos convenceram a assembleia ateniense a declarar guerra aos macedônios. A frota pergamena viajou de volta para sua base em Egina e a de Rodes partiu para conquistar todas as ilhas sob controle da Macedônia no percurso de Egina a Rodes. Os rodianos lograram êxito, exceto quanto às ilhas de Andros, Paros e Citnos. Filipe ordenou que seu prefeito na ilha de Eubea, Filoces, atacasse Atenas mais uma vez com 2.000 homens de infantaria e 200 cavaleiros. Filoces não conseguiu capturar Atenas, mas devastou a zona rural circundante.

REFERÊNCIAS:
http://es.wikipedia.org/wiki/Guerra_cretense
http://en.wikipedia.org/wiki/Cretan_War
http://peoplesparliment.com/files/resized/213244/cropped/49;0;275;131;497;175;6a39b077edac97eeef2db4a142bed425e3c23e20.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário