segunda-feira, 10 de maio de 2010

AMINTAS I (547 – 498 a.C.)

Amintas I foi filho e sucessor de Alcetas I, rei da Macedônia governando-a de 547 a 498. Amintas é considerado o primeiro rei macedônico dos quais se tem registros históricos, ainda que por fontes indiretas. Foi o primeiro dos governantes macedônicos a se relacionar com os países vizinhos. Amintas manteve boas relações com os tiranos (governantes ilegítimos) de Atenas: o tirano Pisístrato teve refúgio durante seu segundo exílio na corte de Egas bem como o tirano Hípias, quando esse foi derrubado. Amintas ofereceu a região de Ântemo, no Golfo Termaico, a Hípias que recusou. Como Amintas não governava a região na ocasião, a “oferta” era na realidade a proposta de uma coalizão para juntos dominarem a região.
Península Calcídica onde fica a região de Ântemo
Devido ao avanço dos persas para a Europa, Amintas I foi forçado a reconhecer a soberania do rei aquemênida Dario I, o Grande, sobre a Macedônia quando da chegada do general persa Megabazo (507 a.C.) que havia pacificado a Trácia e conquistado regiões vizinhas do reino de Amintas. Segundo Herótodo, o príncipe Alexandre, filho de Amintas, assassinou vários emissários persas em um banquete justificando seu ato por causa do tratamento desrespeitoso que os persas teriam dado as mulheres macedônias. Para apaziguar os ânimos, Amintas entregou sua filha Gigea em casamento a Bubares, filho de Megabazo, que havia sido enviado para saber do que havia acontecido aos emissários persas. Da união tiveram um filho, chamado Amintas, em homenagem ao rei macedônio. Abaixo, relevo representando o rei persa Dario, o Grande.
                           
No túmulo de Dario, o Grande, se registra os vários povos tributários do Império Persa e os macedônios aparecem nessas inscrições chamados de Yauna takabarâ, isto é, "gregos com chapéu de sol", uma referência ao típico chapéu macedônico. O reinado de Amintas marca o fim da primitiva expansão territorial dos Argéadas e o fim do período mítico-arcaico da história da Macedônia. Quando de sua morte foi sucedido por seu filho, Alexandre I.

REFERÊNCIAS:

http://en.wikipedia.org/wiki/Amyntas_I_of_Macedon
http://en.wikipedia.org/wiki/Anthemous
http://www.livius.org/aa-ac/achaemenians/DNc-e.html#DNe
http://www.livius.org/man-md/mardonius/mardonius.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário