quarta-feira, 29 de setembro de 2010

CASSANDRO (Rei em 305 - 297 a.C.)

Moeda de Cassandro no Museu Britânico
A Quarta Guerra dos Diádocos (307-301 a.C.)
A posição de Cassandro não estava totalmente segura. Ptolomeu conquistou Chipre (309 a.C.) e interveio no Mar Egeu onde reorganizou a Liga Nesiótica em seu benefício. Ptolomeu desembarcou em Corinto onde repetiu sua declaração de apoiar liberdade e autonomia das cidades gregas livres e autônomas em troca de contribuições financeiras. Isso o desmereceu como aliado aos olhos de Cassandro. Entendendo que havia cometido um erro e ante o avanço das tropas de Antígono na Síria, Ptolomeu retornou ao Egito. 
Moeda com a efígie do deus Apolo e com a inscrição Kassandrou (de Cassandro)
Em 307, Antígono decidiu mostrar sua força no Mar Egeu dando início da Quarta Guerra dos Diádocos (307-301 a.C.). Seu filho Demétrio, valoroso guerreiro, após submeter novamente a Liga Nesiótica, inesperadamente foi enviado à Grécia e desembarcou em Atenas onde foi reconhecido como libertador e deus (10 de junho de 307). As guarnições de Cassandro e seu governador Demétrio de Falero foram expulsas e a democracia foi restaurada. Os atenienses imediatamente começaram a reconstruir sua marinha para lutar ao lado de Antígono. Cassandro, que levara quatro anos para reorganizar o seu próprio território, tinha perdido o controle da Grécia e não podia receber apoio de Ptolomeu que agora tinha de suportar o peso das investidas de Antígono. Na primavera de 306, Demétrio investiu contra Chipre tomando-a do domínio de Ptolomeu que foi duramente derrotado. Com essa vitória, Antígono e Demétrio foram reconhecidos por todos como os governantes mais poderosos do mundo grego, e quando a notícia da vitória foi trazida para Antígono na Síria, ele assumiu o título de rei depois de um pedido cuidadosamente encenado pelos cidadãos da capital que ele tinha recentemente fundado: Antigônia. Com todos os descendentes de Alexandre, o Grande, e seu pai, Filipe II, mortos, parecia que o Império estava prestes a ser reunido por uma nova e forte dinastia, os Antigônidas.
Moeda macedônica do tempo de Cassandro


Cassandro Rei
Após a notícia de que Antígono assumira o título real, os demais diádocos (Lisímaco na Trácia, Ptolomeu no Egito e Seleuco na Babilônia) finalmente deixaram seus efêmeros escrúpulos e assumiram o título de rei, que tradicionalmente deveria pertencer à casa real da Macedônia (que não mais existia). Cassandro inicialmente não ousou ostentar o título, mas finalmente em 305 a.C. assumiu o título de rei. Apesar de sua força, Antígono não conseguiu conquistar o Egito de Ptolomeu nem as satrápias orientais sob domínio de Seleuco, mas esses não tinham força para também submetê-lo. Cassandro tinha diante de si a tarefa de restabelecer a ordem na Grécia e era de imediato o alvo mais propício aos Antigônidas. Como preparação, Demétrio sitiou no começo de 305 a ilha de Rodes, onde havia uma república mercantil que possuía uma grande marinha e controlava a entrada para o Mar Egeu. Conquistando-a, Antígono e Demétrio poderiam atacar qualquer lugar que quisessem. Durante o tenaz cerco de Rodes por Demétrio e suas máquinas de guerra, a cidade foi reforçada por Cassandro, Lisímaco e Ptolomeu. Por fim, após um ano de cerco, se abriaram as negociações e Rodes se aliançou com os Antigônidas e iria apoiá-los contra todos os inimigos, exceto contra Ptolomeu. Agora Demétrio estava livre para investir contra Cassandro.
Moeda macedônica com a inscrição Basileus Kassandrou (Rei Cassandro)


Demétrio x Cassandro
No outono de 304, Demétrio foi para a Grécia onde Atenas era sitiada por Cassandro. O rei macedônio foi expulso e Demétrio continuou a libertar as cidades gregas conquistando quase todo o Peloponeso. Em seguida (303 a.C.), ele convocou uma reunião e organizou uma federação de cidades gregas, como a Liga de Corinto que havia sido fundada por Filipe II décadas antes. As cidades deveriam ser livres e autônomas tendo a Demétrio como seu general. Cassandro procurou a paz com seu poderoso adversário (302 a.C.). Mas, Demétrio e Antígono estavam convencidos de que poderiam derrotar Cassandro. Portanto, eles exigiram sua rendição incondicional, o que Cassandro não estava disposto a concordar. Ele rompeu as negociações e que a guerra foi retomada. Demétrio invadiu a Tessália, onde ele e Cassandro travaram uma guerra de nervos: os dois exércitos montaram grandes acampamentos vigiando-se um ao outro, mas não travaram batalha. Entretanto, Cassandro convocou seus aliados Ptolomeu do Egito, Lisímaco da Trácia e Seleuco da Babilônia para virem em seu auxílio. Os três reis haviam se fortalecido e eles prometeram atacar Antígono. Esse movimento diplomático tornou impossível para Demétrio atacar na Tessália, pois precisaria ajudar seu pai. Ele concluiu um armistício com Cassandro e retornou para o Oriente, onde Lisímaco, no verão de 302, invadira a parte do reino de Antígono situada na Ásia Menor (atual Turquia).
Moeda de Cassandro: capacete e lança


A Batalha de Ipso (301 a.C.)
Lisímaco tinha um grande fundo de guerra e aceitou várias unidades do exército de Cassandro capturando Sardes e Éfeso, duas cidades muito ricas. Porém, com ao advento de Demétrio, as forças de Lisímaco ficaram entre os dois exércitos antigônidas e o reforço que Cassandro enviou pode furar o bloqueio de Demétrio. No inverno de 301, Ptolomeu invadiu a Síria, mas ele voltou atrás, quando recebeu uma notícia falsa de que Antígono tinha sido vitorioso. Antígono e Demétrio se prepararam agora para um golpe decisivo contra Lisímaco e da invasão da Europa. Eles isolaram o seu adversário perto da cidade de Ipso na Frígia. Naquele momento, porém, Seleuco chegou. Ele estava lutando no oriente há mais de seis anos, tinha conquistado todas as satrápias orientais e concluiu um tratado de paz com o rei indiano Chandragupta Maurya, que ocupara o vale do Indo. Seleuco tinha dado estes territórios a ele, e tinha recebido um grande número de elefantes de guerra (500 de acordo as fontes antigas). Agora, ele estava voltando para o Ocidente. Antígono tentou impedir sua chegada, enviando um exército para a Babilônia, mas Seleuco ignorou essa investida sabendo que a batalha decisiva estava para ser realizada na Frígia. Na batalha de Ipso, as forças conjuntas de Lisímaco e Seleuco derrotaram Antígono (que morreu) e Demétrio (que fugiu para a Grécia). O império de Antígono foi dividido entre Seleuco, Lisímaco, Ptolomeu e Cassandro. O irmão de Cassandro, Pleistarco, por seus serviços aos aliados, recebeu o governo autônomo da Cilícia. O sonho da unidade do império de Alexandre Magno finalmente chegara ao fim em Ipso e seu reino foi formal e oficialmente dividido entre seus diádocos (sucessores) em vários reinos conhecidos como reinos helenísticos.
Os reinos helenísticos após a Batalha de Ipso

Macedônia
Demétrio, embora derrotado, controlava grande parte da Grécia e do Mar Egeu. Por um tempo, o controle de Cassandro sobre a Macedônia parecia seguro, mas ele foi incapaz de recuperar a Grécia. No outono de 297, ele morreu de hidropsia (acúmulo anormal de líquido nos tecidos ou em determinadas cavidades do corpo). Apesar de seu gosto literário (diz-se que Cassandro conhecia bem os poemas de Homero e os recitava de cor), de ter reconstruído a célebre Tebas, fundado as importantes cidade de Antipatreia (hoje Berat, capital da Albânia), Cassandreia (Kassandra) e Tessalônica (Salonike) poucas pessoas lamentaram o passamento do homem que havia usurpado a autoridade regencial, exterminado a família real dos Argéadas, que fundara a monarquia macedônica, e aprisionado e oprimido a Grécia. Antes de morrer Cassandro indicou como seu sucessor a seu filho com Tessalônica, Filipe (IV).
Base de uma estátua (séc. II a.C.) onde se encontra
a inscriçãoThessaloniken Philippou Basilissan:
 'Tessalônica, [filha de] de Filipe, Rainha'


REFERÊNCIAS:

Clássicos Ilustrados: Alexandre e César – A Vida Comparada dos Maiores Guerreiros da Antiguidade. Plutarco. Trechos disponíveis em :Em http://books.google.com.br
http://el.wikipedia.org/wiki/Κάσσανδρος
http://cd7.e2bn.net/e2bn/leas/c99/schools/cd7/website/Greece.htm
http://virtualreligion.net/iho/cassander.html
http://www.livius.org/di-dn/diadochi/diadochi_t01.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Cassander
http://www.livius.org/di-dn/diadochi/diadochi_t03.html
http://www.livius.org/maa-mam/macedonia/macedonia4.html
http://www.wildwinds.com/coins/greece/macedonia/kings/kassander/i.html.
http://www.macedonia.se/en/Load/30/vergina_tomb_2/

2 comentários:

  1. muito obrigado pelo contributo... sou osvaldo Candambo sou angolano e estudo teologia na FATA faculdade de Teologia de Angola essa matéria foi bastante útil para mim gostaria de ter seu e-mail para cntatos posteriores o meu é osvaldocandambo12@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Osvaldo, graça e paz! Deus te abençoe muitíssimo. Meu e-mail é joalsemar@gmail.com

      Excluir