terça-feira, 29 de junho de 2010

FILIPE II (359 – 336 a.C.) - PARTE II

Controle dos Estados-Satélite e Primeira Intervenção na Tessália
Aproveitando a morte oportuna do rei dos peônios, Filipe, no verão de 358,  invade seu território, derrotando-os e submetendo-os.  Nesse momento Filipe também ataca de surpresa, a partir da Peônia, o rei ilírio Bardilis e, após uma dura batalha, os ilírios deixam todo território macedônico que ocupavam e a fronteira  é fixada a altura do lago Ócride.  Abaixo, o lago Ócride.
O reino da Macedônia tinha um complexa formação estatal. Debaixo do rei macedônico que residia em Pela estavam regiões semi-independentes governadas por dinastas (régulos) que eram vassalos dos reis de Pela.
Após a vitória sobre os ilírios, Filipe volta-se então contra os dinastas de Oréstide e Lincéstide que haviam colaborado com os ilírios: os régulos são deportados para Pela e seus países são anexados definitivamente ao reino da Macedônia. Derdas, o régulo de Eliméia,  que fora leal a Filipe, teve sua autonomia preservada e se aliançou com o rei macedônio casando com ele sua irmã Fila. Da união não parece ter resultado filhos. Abaixo, a Macedônia e seus estados-satélites.

Em 358, os governantes de Larisa na Tessália solicitam ajuda de Filipe contra Tisífone, tirano da cidade de Feres, que visava expandir sua soberania sobre Larisa. Com a intervenção de Filipe II, Feres tem que recuar. Abaixo, a região da Tessália quando da primeira intervenção de Filipe II.

Em 357,  o rei do Épiro, Arribas, ofereceu a mão de sua sobrinha, Polixena ao rei Filipe II da Macedônia visando uma aliança política com a potência helênica emergente. Ela e seu jovem irmão se mudam para a corte macedônica em Pela. No ano seguinte, um carro que Filipe tinha enviado para os Jogos Olímpicos, foi vitorioso. Em comemoração, Polixena recebeu o nome de Olímpia pelo qual passou à História.  Na mesma época (356), ela deu à luz seu primeiro filho: Alexandre III da Macedônia, mais conhecido como Alexandre Magno (o Grande).

Expandindo o Reino
Estoura a Guerra Social (357 - 355 a.C.), isto é, a luta de Atenas e seus aliados contra as cidades de Quios, Rodes e Cós apoiadas por Bizâncio.  Filipe II aproveitou o embate como uma oportunidade de expansão. Ele apoiou os atenienses se comprometendo em conquistar Anfípolis, ex-colônia de Atenas que controlava as minas de ouro do Monte Pangaion, e após a sua conquista entregá-la aos atenienses em troca da cidade de Pidna (perdida pela Macedônia em 363). No entanto, após a conquista de Anfípolis, Filipe manteve ambas as cidades sob seu domínio (357). Como Atenas declarou guerra contra ele, ele se aliou à Liga Calcídica de Olinto, inimiga de Atenas. Em seguida, ele conquistou Potidea, mas desta vez mantendo a sua palavra e cedendo-a para a Liga em 356.
Filipe II
Em 356, Filipe também conquistou a cidade de Crenides e mudou seu nome para Filipos: ele estabeleceu uma guarnição poderosa lá para controlar suas minas, o que lhe concedeu a maior parte do ouro usado mais tarde para suas campanhas. Séculos depois, o Apóstolo Paulo endereçará a comunidade cristã dessa cidade sua famosa carta aos filipenses. Quando da conquista de Crenides/Filipos, o general macedônio Parmênion derrotou os ilírios novamente. Em 355-354 os macedônios cercam Metone, a última cidade no Golfo de Salônica controlada por Atenas. Durante o cerco, Felipe perdeu um olho. Apesar da chegada de duas frotas atenienses, a cidade caiu em 354.  Abaixo, a expansão da Macedônia sob Filipe II entre 359-356 a.C.

A Segunda Intervenção na Tessália
Eclodiu na Grécia,  a  Terceira Guerra Sagrada (356-346 a.C.) entre a cidade de Tebas e a Fócida. Filipe II interveio no verão de 353 e invadiu a Tessália derrotando 7000 fócios. No entanto Filipe foi derrotado em duas batalhas sucessivas e se retirou. O rei macedônio voltou à Tessália no próximo verão, desta vez com um exército de 20 mil de infantaria e 3000 de cavalaria , incluindo todas as tropas de tessálios. Na Batalha de Campo Crocus, 6000 fócios cairam, enquanto 3.000 foram levados como prisioneiros e depois executados. Esta batalha angariou a Filipe um imenso prestígio, bem como a aquisição gratuita da cidade de Feres (Pherae). Nessa ocasião Filipe recebeu em casamento a Nicesípolis, nobre tessália, de quem teve uma filha, Tessalônica (342).
 Filipe conquistou em seguida a cidade de Magnesia com o importante porto de Pagasas. Ele não tentou avançar para o centro da Grécia, porque os atenienses, sem conseguirem chegar a tempo de defender Pagasas, tinham ocupado as Termópilas. Não ocorreram combates entre Felipe II e Atenas, que estava na defensiva da região das Termópilas, mas Atenas foi neutralizada pela ameaça do grupo que Filipe  financiou com ouro macedônico na ilha de Eubéia. Assim, Filipe II assegurou o controle macedônico sobre a Tessália.  Abaixo, a Macedônia sob Filipe II em 352 a.C.


REFERÊNCIAS
http://www.satrapa1.com/paginas/WEB%20filipo/Filipo_II_periodo_359-357.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/Phila_of_Elimeia
http://www.satrapa1.com/paginas/WEB%20filipo/grecia/vasallos.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário