segunda-feira, 19 de julho de 2010

ALEXANDRE III, O GRANDE (336 – 323 a.C.) – PARTE II

Regência e Primeiras Batalhas 
Quando Alexandre atingiu dezesseis anos (c. 340 a.C.) a tutela de Aristóteles chegou ao fim. Filipe II partira para a guerra contra a cidade de Bizâncio e Alexandre ficou no cargo de regente (epitropos, 'guardião') do reino da Macedônia. Durante a ausência de Filipe, a tribo trácia dos medos se revoltara contra o domínio macedônio. Alexandre respondeu rapidamente, esmagou a insurreição dos trácios medos, expulsando-os de seu território, que foi colonizado com gregos e onde ele fundou uma cidade (ou colônia militar) chamada Alexandrópolis Médica. Abaixo, ilustração dos macedônios combatendo os trácios.
File:The Macedonian phalanx counter-attacks during the battle of the carts.jpg
Após o retorno de Filipe da campanha contra Bizâncio, o rei enviou Alexandre com uma pequena força para subjugar revoltas no sul da Trácia. Em outra campanha contra a cidade grega de Perinto, foi registrado que Alexandre salvou a vida de seu pai. Enquanto isso, a cidade de Anfissa começou a trabalhar as terras que eram consagradas do deus Apolo perto de Delfos, um sacrilégio que deu início a Quarta Guerra Sagrada onde as cidades da Anfictionia (liga religiosa) de Delfos lutariam para punir Anfissa. Essa era uma oportunidade para Filipe II continuar a intervir nos assuntos da Grécia, já que o comando do exército da  Anfictionia lhe fora confiado. Ainda ocupado na Trácia, Filipe ordenou Alexandre iniciar os preparativos reunindo um exército para a campanha na Grécia. Preocupados com a possibilidade de outros estados gregos intervirem, Alexandre fez parecer como se ele estivesse se preparando para atacar as tribos da Ilíria. Durante essa circunstância, os ilírios aproveitaram a oportunidade para invadir a Macedônia, mas Alexandre expulsou os invasores. Abaixo, o templo de Apolo em Delfos.
File:721-Grece.jpg
Filipe juntou-se a Alexandre com seu exército em 338 e marchou para o sul através das Termópilas, a qual conquistou após uma obstinada resistência de uma guarnição de Tebas. Os macedônios ocuparam a cidade de Elateia, a poucos dias de marcha de Atenas e Tebas. Enquanto isso, os atenienses, liderados por Demóstenes, votaram por procurar uma aliança com Tebas na guerra contra a Macedônia. Atenas e Filipe enviaram embaixadas para tentar ganhar o favor de Tebas, que teoricamente era aliada da Macedônia. Violando seu tratado, Tebas uniu-se a Atenas e ficou do lado de Anfissa. Filipe marchou sobre Anfissa, capturou os mercenários enviados para lá por Demóstenes, e aceitou a rendição da cidade. Filipe voltou para Elateia e enviou uma oferta final de paz para Atenas e Tebas, que foi rejeitada. Como Filipe marchou para o sul, ele foi bloqueado perto da cidade de Queroneia, na Beócia, pelas forças de Atenas e Tebas. Abaixo, disposição da Batalha de Queroneia.
 Durante a Batalha de Queroneia (338 a.C.), Filipe dirigiu a ala direita do exército e Alexandre, a esquerda acompanhado por um grupo de generais de confiança de Filipe. Segundo as fontes antigas, os dois lados lutaram amargamente por um longo tempo. Filipe quebrou a linha de defesa dos hoplitas atenienses e à esquerda, Alexandre foi o primeiro a quebrar as linhas de Tebas, seguido pelos generais de Filipe. Tendo conseguido uma brecha nas fileiras do inimigo, Filipe ordenou às suas tropas que avançassem rapidamente. Com a derrota dos atenienses, os tebanos ficaram lutando sozinhos, cercados pelo inimigo vitorioso, e por fim foram esmagados. Abaixo, estátua de Alexandre que fazia parte de um monumento de Filipe II comemorativo da vitória macedônica na Batalha de Queroneia.
Após a vitória em Queroneia, Filipe e Alexandre marcharam sem oposição para dentro do Peloponeso saudados por todas as cidades, no entanto, quando chegaram a Esparta, que recusara saudá-los, eles simplesmente a deixaram. Em Corinto, Filipe estabeleceu uma Aliança Helênica entre as cidades gregas, com exceção de Esparta, modelada na antiga aliança antipersa das Guerras Greco-Persas (499 – 449 a.C.). Filipe foi então nomeado hegemon (muitas vezes traduzido como "comandante supremo") desta aliança (conhecida pelos historiadores modernos como a Liga de Corinto). Em seguida, ele anunciou seus planos para uma guerra de vingança contra o Império Persa, a qual ele iria comandar.

Sucessão à deriva
Depois de regressar a Pela, Filipe se casou com Cleópatra Eurídice, sobrinha de Átalo, um de seus principais generais. Esta união tornou instável a posição de Alexandre como herdeiro do trono, pois se Cleópatra Eurídice desse a Filipe um filho, haveria então um herdeiro totalmente macedônio, enquanto Alexandre era considerado apenas metade da Macedônia, pois sua mãe era natural do Épiro. Acima imagem do ator Nick Dunning interpretando Átalo no filme Alexandre (2004).  Abaixo Filipe II (Val Kilmer) e sua nova esposa Cleópatra Eurídice (Marie Meyer) no mesmo filme.
Segundo o historiador Plutarco, durante o banquete de casamento, Átalo, bêbado, fez um discurso em que rogava aos deuses que a união de Filipe II com Eurídice produzisse um herdeiro legítimo ao trono da Macedônia. Alexandre gritou para Átalo: "O que eu sou então, um bastardo?" e jogou uma taça em cima dele. Filipe, que também estava bêbado, desembainhou a espada e avançou em direção a Alexandre, porém caiu no caminho. Alexandre exclamou: "Vejam bem, o homem que faz os preparativos para passar da Europa para a Ásia, não consegue andar de um lugar para outro." Abaixo, as faces de Alexandre Magno pelos Antigos.
Alexandre e sua mãe foram exilados da Macedônia e foram para Dodona, capital do Épiro, onde reinava Alexandre I, o irmão de Olímpia. Alexandre foi para a Ilíria onde foi tratado como um convidado pelos ilírios, apesar de os ter derrotado em batalha alguns anos antes. Após seis meses no exílio Alexandre voltou para a Macedônia devido aos esforços de um amigo da família, Demarato de Corinto, que mediou entre as duas partes. No ano seguinte, Pixodaro, o sátrapa persa da Cária, ofereceu a mão de sua filha mais velha ao meio-irmão de Alexandre, Filipe Arrideu.  Abaixo, camafeu de ônix do 3º século a.C. retratando Alexandre e sua mãe.
Alexander and Olympias #2 28.2 K
Olímpia e vários amigos de Alexandre sugeriram a ele que este movimento mostrava que Filipe destinava fazer Arrideu seu sucessor. Alexandre reagiu enviando um ator, Tessalo de Corinto, para dizer Pixodaro que ele não devia oferecer a mão de sua filha a um filho ilegítimo, mas sim a Alexandre. Quando Filipe soube disso, ele repreendeu a Alexandre por querer se casar com a filha de um persa. Filipe exilou os amigos de Alexandre, Hárpalo, Nearco, Ptolomeu e Erígio e prendeu a Tessalo. Abaixo, Alexandre (Colin Farrell) e dois de seus companheiros Cassandro (Jonathan Rhys Meyers) e Heféstion (Jaded Leto) em Alexandre.


REFERÊNCIAS:
http://en.wikipedia.org/wiki/Alexandropolis_Maedica
http://en.wikipedia.org/wiki/Alexander_the_Great
http://www.livius.org/cg-cm/chaeronea/battle.html
http://www.livius.org/aj-al/alexander/alexander01.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário