terça-feira, 22 de junho de 2010

AMINTAS III (393 – 370 a.C.)

Amintas III (? -370 a.C.), era filho de Filipe de Macedônide e neto do rei Alexandre I Filoheleno. Amintas foi pai de Filipe II, de Pérdicas III e Alexandre II e avô de Alexandre III, o Grande. O pai de Amintas, Filipe, governava uma parte da Macedônia conhecida como Macedônide e entrou em conflito com seu irmão, o rei Pérdicas II. Quando da morte de Filipe em cerca de 430 a.C., seu aliado, o rei trácio Sitalces, pretendia estabelecer Amintas como rei da Macedônia, mas houve um tratado de paz com Pérdicas e Amintas teve que contentar-se com uma posição proeminente em apenas em Macedônide. Abaixo, moeda de  Amintas III com a efígie de Hércules.
Após a morte de Arquelau I (399 a.C.), a monarquia macedônica entrou em colapso com vários pretendentes disputando o trono. Por fim com a ajuda dos gregos, Amintas III subiu ao trono, depois de ordenar o assassinato de Pausânias em 393 a.C. Mas no final do ano se rebelou Argeu II, irmão de Pausânias, que com o apoio do chefe ilírio Bardilis I expulsou Amintas III, o qual fugiu para a Tessália. Mas com a ajuda dos tessálios e da cidade de Olinto, Amintas recuperou o trono no ano seguinte. Não muito tempo depois estabeleceu a paz com os ilírios, possivelmente pelo pagamento de tributos. Restabeleceu o seu poder sobre a Alta Macedônia, graças ao seu casamento com uma princesa de Elimeia (ou Lincéstide), país que ficava na região. Essa princesa era Eurídice, filha de Sirras, um rei ilírio. Abaixo, imagem da atual região da Eliméia.
Uma das suas primeiras decisões de Amintas foi dar a Olinto um vasto território para assegurar o apoio dessa importante cidade da Calcídica. Porém, consolidado seu reinado, Amintas reivindicou o território cedido a Olinto alegando que este fora dado como caução e não como propriedade. Como Olinto não devolveu as terras, Amintas solicitou ajuda de Esparta e tinha aliança com Cótis, rei odrísio da Trácia. Ao mesmo tempo (382 a.C.) Amintas se aliou as cidades de Acanto e Apolônia, rivais de Olinto e que não haviam aderido à confederação da Liga Calcídica. Os espartanos enviaram uma força expedicionária que juntamente com as forças do rei Amintas III e de Derdas, rei da Elimeia (vassalo de Amintas), conquistaram Olinto em 379 a. C. Assim, Amintas pode se tornar o grande fornecedor de madeira no lugar de Olinto. Nesse tempo, Amintas também consolidou seu domínio sobre a Baixa Macedônia. Abaixo, mapa mostrando as cidades da península calcídica, entre elas Olinto, Acanto e Apolônia.
Apesar de sua aliança com Esparta, a qual foi Amintas fiel pelo resto de sua vida, também foi um aliado de Jason de Feres na Tessália (que era inimigo de Esparta) e também estave em boas relações com Atenas. Em 371 a.C. em um congresso pan-helênico dos aliados de Esparta, ele votou a favor de uma reivindicação dos atenienses e se juntou a outros gregos na votação para ajudar Atenas a recuperar Anfípolis. O geógrafo Estrabão (c. século I d.C.) parece indicar que foi Amintas que mudou a capital do reino de Egas (Aigai) para Pela permanecendo Egas como local do sepultamento dos reis da Macedônia. Porém, essa transferência parece ter ocorrido de fato bem antes no reinado de Arquelau I (413 – 399 a.C.). Abaixo, ruínas de um teatro de Egas (atual Vergina, Grécia), antiga capital do reino da Macedônia.
Vergina
O historiador romano Juniano Justino (século II d.C.) menciona uma conspiração da consorte de Amintas,  Eurídice, para colocar seu genro, Ptolomeu de Aloros, no trono. Mas, a conspiração teria sido revelada pela filha de Amintas, Eurínoe, mulher de Ptolomeu, e desbaratada. Amintas morreu em idade avançada em 370 a. C. e deixou três filhos legítimos: Alexandre II, Pérdicas III e Filipe II , dos quais o primeiro foi o sucessor imediato. Abaixo, a Macedônia e o mundo helênico perto do fim do reinado de Amintas III (371 a.C.) e do início do reinado de Pérdicas III (362 a.C.)

REFERÊNCIAS:

http://es.wikipedia.org/wiki/Amintas_III_de_Macedonia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Amintas_III_da_Maced%C3%B3nia

Nenhum comentário:

Postar um comentário