quinta-feira, 30 de setembro de 2010

ANTÍPATRO II (297-294 a.C.)

Antípatro II da Macedônia foi o segundo filho de Cassandro e Tessalônica da Macedônia, que era uma meia-irmã de Alexandre, o Grande. Quando da morte de Cassandro, seu primogênito, Filipe IV assumiu o trono, mas morreu de causas naturais poucos meses depois sem deixar herdeiros. O trono foi legado para um governo conjunto dos irmãos de Filipe, mas como eles, Antípatro II e Alexandre V, eram ainda menores, sua mãe, a rainha Tessalônica assumiu a regência. Antípatro II recebeu a metade ocidental da Macedônia e Alexandre V a metade oriental (sendo o rio Axios a fronteira entre os dois).
Thessalonice, esposa do rei Cassandro
Tessalônica
Em 295 a.C., Antípatro, entendendo que Tessalônica parecia favorecer a Alexandre na divisão do reino assassinou-a, não obstante ela rogasse que lhe poupasse a vida. Porém, não havia evidências para justificar tal crime. Seu irmão Alexandre entrou em guerra contra ele para vingar a morte de sua mãe e solicitou ajuda de Pirro I, rei do Épiro, e de Demétrio Poliorcetes, filho do general macedônio e rei helenístico Antígono Monoftalmo, que governava a Grécia. Porém, ambos não puderam intervir de imediato. Para Demétrio era uma oportunidade para se apoderar do trono da Macedônia e Lisímaco, o rei da Trácia, alarmado com a abordagem de seu antigo inimigo, convenceu Antípatro, que era seu genro, de que era melhor ele se reconciliar com seu irmão do que permitir que os inimigos de seu pai entrassem na Macedônia. Demétrio e seu pai combateram outrora ao pai de Antípatro, Cassandro, nas Guerras dos Diádocos. 
Bust of Lysimachus. Archaeological museum, Selçuk (Turkey). Photo Marco Prins.Demetrius Poliorcetes. Louvre, Paris (France). Photo Jona Lendering.
Bustos de Lisímaco e Demétrio Poliorcetes
Lisímaco também tentou impedir por meio de estratagemas a intervenção de Pirro, mas esse insistiu e por fim Antípatro foi expulso e se refugiou na corte de Lisímaco na Trácia. Demétrio chegou posteriormente e depôs e assassinou Alexandre fazendo-se o novo rei da Macedônia. Lisímaco, que enfrentava problemas em seu reino, não pode intervir em favor de seu genro e fez um acordo com Demétrio com o qual ficava com os territórios macedônicos de Antípatro. Evidentemente que Antípatro não gostou dessa traição de seu sogro e junto com sua mulher, Eurídice, reivindicva seus direitos. Por fim Lisímaco trancou na prisão a seu genro e sua filha e matou-os posteriormente em cerca de 292 a.C. A morte de Alexandre V e Antípatro foi vista pelos antigos com castigo pelos crimes de Cassandro contra a antiga família real da Macedônia, os Argéadas. 

REFERÊNCIAS:
http://www.attalus.org/translate/justin2.html#16.2
http://en.wikipedia.org/wiki/Antipater_II_of_Macedon
http://osreisdoepiro.blogspot.com/2010/04/pirro-i-segundo-reinado-297-272-ac.html
http://www.macedonia.se/en/Load/30/vergina_tomb_2/

Nenhum comentário:

Postar um comentário