quinta-feira, 30 de setembro de 2010

ALEXANDRE V (297-294 a.C.)

Alexandre V da Macedônia foi o terceiro e mais jovem filho de Cassandro e Tessalônica da Macedônia, que foi uma meia-irmã de Alexandre, o Grande. Quando da morte de Cassandro seu filho mais velho, Filipe IV, assumiu o trono, mas morreu meses depois. O reino foi dividido entre Antípatro II e Alexandre V tendo o rio Axios como fronteira entre as duas partes do reino e Tessalônica como regente visto os dois serem ainda menores. Em 295, temendo que sua mãe favorecesse a Alexandre para a posse integral do reino, Antípatro a matou sua mãe e derrubou Alexandre do poder.
Moeda do tempo de Cassandro, pai de Alexandre V
Ele pediu ajuda a Pirro I, rei do Épiro, e a Demétrio I Poliorcetes, que governava a Grécia, para recuperar seu trono. Para o primeiro, ele prometeu, como o preço da sua aliança, a terra na costa do mar da Macedônia, em conjunto com as províncias de Ambrácia, Acarnânia e Anfilóquia (regiões epirotas conquistadas por Filipe II da Macedônia) e os distritos de Paravea e Tinfea, que faziam parte da própria Macedônia.. Ambos não puderam ajudar de imediato. Lisímaco, rei da Trácia, sogro de Antípatro II, temendo a incursão de Demétrio nas proximidades de seu reino, começou a trabalhar pela conciliação entre os dois irmãos e retardou a ajuda de Pirro com uma carta falsa em nome do rei Ptolomeu do Egito que pedia para não intervir. Mesmo percebendo a farsa, Pirro procurou aliançar-se com Lisímaco e Antípatro, mas advertido por um presságio, manteve seu compromisso com Alexandre V. Antípatro fugiu e refugiou-se na corte de seu sogro.
Regiões da Macedônia cedidas ao rei Pirro do Épiro por Alexandre V
Assim em 294 a.C., quando parecia que Alexandre governaria sozinho a Macedônia (ou o que sobrara dela), Demétrio chegou. Isso alarmou o rei, mas esse o recebeu, num clima de desconfiança mútua, num jantar informando-o que não era mais necessário sua ajuda. Porém, durante o banquete, Demétrio foi informado de que Alexandre tramava para assassiná-lo. Sem grande alarde Demétrio preparou-se para qualquer eventualidade e Alexandre retirou-se mais cedo alegando indisposição ao vinho. No dia seguinte, Demétrio fez preparativos para sua partida dizendo a Alexandre que tinha recebido informações que o obrigavam a partir, pedindo-lhe desculpa por sua partida tão repentina. Alexandre ficou muito contente, porque Demétrio estava partindo sua própria iniciativa, sem qualquer ofensa do rei. Alexandre propôs-se a acompanhá-lo para a Tessália. Quando eles chegaram à cidade de Larissa novas conspirações surgiram, e Alexandre estava sob a mira de Demétrio.
File:Ancient Theatre Larissa.jpg
Antigo Anfiteatro de Larissa
Temendo alarmar Demétrio, Alexandre não tomou precauções de segurança. Demétrio convidou-o a um banquete e quando se levantou da mesa e saiu Alexandre também se levantou e o seguiu até a porta, onde Demétrio, quando passou, apenas disse aos guardas: "Mate o homem que me segue”, e continuou seu caminho. Alexandre foi imediatamente assassinado por eles, junto com amigos que tentaram resgatá-lo. Um deles disse antes de morrer: “Você foi um dia muito rápido para nós". Demétrio proclamou-se o novo rei da Macedônia com grande apoio da população e iniciou a dinastia dos Antigônidas sobre os macedônios. Os assassinatos de Alexandre V e seu irmão Antípatro II foram considerados pelos antigos como justa retribuição pelos crimes de seu pai cometera contra a família real macedônica, os Argéadas, visto que Cassandro matara a mãe (Olímpia), a esposa (Roxane) e o filho (Alexandre IV) de Alexandre III, o Grande, o mais célebre e reverenciado rei da Macedônia. 
Ruínas do palácio real de Pela, capital da antiga Macedônia
REFERÊNCIAS
http://en.wikipedia.org/wiki/Alexander_V_of_Macedon
http://www.livius.org/di-dn/diadochi/diadochi_t18.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário