quarta-feira, 14 de julho de 2010

FILIPE II (359 – 336 a.C.) - PARTE V

Expedição à Ásia 
Quando da ascensão do rei persa Artaxerxes IV Arses em 338, Filipe lhe pedira uma compensação pela perda da cidade de Perinto que o rei macedônio não conquistara por causa da intervenção de Artaxerxes III Oco. O rei persa nega-lhe tal compensação. Em 336 as forças avançadas da Macedônia e da comunidade grega afiliada à Liga de Corinto são enviadas à Ásia e tiveram grandes vitórias sob o comando dos generais Parmênion, Átalo e Amintas. Com uma frota de apoio eles libertaram as cidades gregas da costa oeste do domínio persa tendo chegado até Éfeso, onde uma estátua de Filipe foi erguida no Templo da deusa Ártemis. Esta operação foi útil para unir as cidades gregas da Liga de Corinto e o momento da invasão foi bem escolhido, pois o Império Persa, já em franca decadência, era surpreendido pelo assassinato de Artaxerxes IV Arses por seu vizir Bagoas e a ascensão Dario III Codomano. Abaixo, medalhão comemorativo com a efígie de Filipe II.
A defesa persa da Ásia Menor foi confiada a Memnon de Rodes, comandante dos mercenários gregos, mas não havia frota persa no Mar Egeu para apoiá-lo. Agentes persas, possivelmente, podem ter ido ao continente grego para subornar políticos antimacedônicos, como Demóstenes em Atenas. Mas esses políticos não agiriam, a menos que a frota persa estivesse no controle do Mar Egeu. As forças principais comandadas por Filipe desembarcariam no outono e antecipou-se que, durante uma campanha de inverno. Filipe tornar-se-ia o senhor da Ásia Menor ocidental. Abaixo, a campanha greco-macedônica na  Ásia.


O Assassinato de Filipe II
Em 337 a.C., Filipe se divorciou de Olímpia. Sua intenção era tornar a casar-se com uma nobre macedônica, Cleópatra, sobrina do general Átalo, a quem Filipe deu o nome de Eurídice. Filipe, que era polígamo, não estava apenas acrescentando mais uma esposa ao seu convívio, mas tal ação humilhava Olímpia e declarava seu filho com ela, Alexandre, como ilegítimo ou não apto para sucedê-lo. Para aplacar o descontento dos nobres do Épiro (país natal de Olímpia), trama um matrimonio de conveniência entre sua própria filha Cleópatra e o irmão Olímpia, o rei Alexandre I do Épiro. Da união com Eurídice, segundo os historiadores antigos Justino e Sátiro, Filipe teria tido duas crianças, Carano e Europa, o que não é muito aceito pelos historiadores modernos. Abaixo, a expansão do reino de Filipe II de 356 até 336 a.C.
File:Map Macedonia 336 BC-en.svg

Enquanto as forças da Liga de Corinto se preparavam para a vindoura campanha contra os persas, Filipe decidiu fazer do festival de outubro em Egas, a antiga capital da Macedônia, uma ocasião internacional, convidando representantes das Cidades-Estados e os líderes dos povos vassalos da Macedônia. Os convidados, de seu lado, presentearam Filipe com grinaldas de ouro, alguns como indivíduos e outros como delegados oficiais das Cidades-Estados gregas e, dentre elas, Atenas. O segundo dia deveria começar com uma procissão religiosa e com apresentações musicais e dramáticas no teatro logo abaixo do palácio. Por isso, antes do alvorecer, o teatro estava lotado com os principais macedônios e os convidados oficiais do reino. A procissão foi uma estonteante exibição de riqueza. Foi encabeçada por estátuas ricamente adornadas dos 12 deuses olímpicos e uma estátua igualmente magnífica do próprio Filipe que assim exibia a si mesmo entronado junto com os 12 deuses do Olimpo. Na crença macedônica, os reis descendiam de Zeus. Abaixo, Alexandre (Richard Burton) e seu pai Filipe II (Fredric March) em cena do filme Alexandre, o Grande (1956) de Robert Rossen.
[image]
Os reis mais distintos eram cultuados após a morte e exemplos posteriores mostram que, em casos extraordinários, "honras divinas" eram conferidas pelos macedônicos a um monarca reinante. A melhor explicação sobre a estátua de Filipe nessa ocasião é que essas "honras divinas" lhe haviam sido conferidas e que ele decidira mostrar sua elevação à divindade. Na procissão, veio Filipe, que estava vestido de branco para a ocasião, e estava prestes a entrar nas instalações sem guarda-costas (assinalando assim ante os diplomatas presentes sua proximidade com seu povo), quando de súbito se lançou contra ele Pausânias de Oréstide, um jovem nobre macedônio, e apulhalou-o. Filipe não resistiu e morreu no local. O assassino, que era um dos seus sete guarda-costas, tentou fugir e chegar aos seus companheiros na conspiração, que esperavam por ele com os cavalos à entrada de Egas. Ele foi perseguido por três guarda-costas de Filipe que o mataram. Abaixo, ilustração de Andre Castaigne do assassinato de Filipe II por Pausânias
File:Pausanius assassinates Philip during the procession into the theatre by Andre Castaigne (1898-1899).jpg
São dadas as seguintes versões do porquê Pausânias de Oréstide teria matado Filipe: Segundo o filósofo Aristóteles, Pausânias havia sido ofendido por homens de Átalo, sogro do rei. O historiador Clitarco de Alexandria, seguido por Diodoro Sículo, Pausânias era amante de Filipe e que Átalo humilhara e abusara sexualmente de Pausânias. Como Filipe não vingara a honra de Pausânias (afinal o ofensor era sogro e general do rei), o jovem decidiu matá-lo. Segundo Juniano Justino, o assinato faria parte de um complô envolvendo Olímpia e seu filho Alexandre. Durante séculos os historiadores defenderam várias teses (incluindo a uma trama dos persas) não havendo uma tese totalmente aceita. Abaixo, representação moderna da antiga família real macedônica: Olímpia (Angelina Jolie), Filipe II (Val Kilmer) e Alexandre (Colin Farrel) no filme de Alexandre (2004) de Oliver Stone.

O Túmulo de Filipe II?
Em 8 novembro de 1977 o arqueólogo grego Manolis Andronikos encontrou, entre outras tumbas, um sepulcro real intacto na necrópole da cidade de Vergina, a antiga Egas, capital da Macedônia. Os descobrimentos foram mostrados ao público em uma exposição itinerante chamada A Busca por Alexandre em quatro cidades dos Estados Unidos entre 1980 e 1982. Abaixo, entrada do Grande Túmulo dos reis macedônicos em Egas (atual Vergina).
Archivo:Vergina Tombs Entrance.jpg
Inicialmente se identificaram tais achados como pertencentes a Filipe II, mas os pesquisadores Eugene Borza e outros historiadores têm sugerido que a tumba realmente pertence a seu filho com Filina da Tessália, Filipe Arrideu. As discussões acerca se centram nas contradições entre "o corpo" e o "esqueleto" de Filipe II, assim como nas fontes mais confiáveis sobre sua vida e suas feridas. Abaixo, o larnáx, isto é, um recipiente de cinzas de um corpo cremado, onde se crê que foram colocadas as cinzas de Filipe II.
Arquivo: Philip II larnax vergina Greece.jpg
Sobre o larnáx esta grava uma estrela ou sol, um antigo símbolo grego encontrado em outros lugares com variações de forma. Essa em especial ficou conhecida como o Sol de Vergina e se tornou símbolo da região grega da Macedônia e posteriormente da República da Macedônia que teve que modificá-la por questões políticas por causa dos protestos gregos ante a origem não grega (eslava) da atual República da Macedônia. Abaixo, o Sol de Vergina, antigo símbolo da realeza macedônica. 
"O enorme sucesso de Alexandre, o Grande, não teria sido possível sem a contribuição de seu pai, Felipe da Macedônia (359-336 a.C). Guerreiro brilhante, tático e diplomata, ele lutou muito nos seus 20 anos de governo para alcançar o seu sonho de ter um império grego poderoso. Seu êxito foi revolucionar a forma de fazer guerra com a Grécia. Ele aperfeiçoou a forma de guerrear e criou uma infantaria bem treinada e pesada, equipada com lanças de 4,2 metros, que lutava numa formação falange retangular fechada. Seus exércitos tomaram o mundo grego por surpresa, conquistando primeiro a terra continental da Grécia e voltando sua atenção para Trácia, Illiria e os portos longínquos do norte do Egeu", Discovery Channel Brasil.

REFERÊNCIAS:
http://www.discoverybrasil.com/guia_grecia/grecia_expansao/index.shtml
http://www.satrapa1.com/paginas/WEB%20filipo/Filipo_II_periodo_338-336.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/Philip_II_of_Macedon
http://es.wikipedia.org/wiki/Filipo_II_de_Macedonia#Muerte_de_Filipo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Filipe_II_da_Maced%C3%B3nia
http://en.wikipedia.org/wiki/Cleopatra_Eurydice_of_Macedon

Nenhum comentário:

Postar um comentário